Integração do Pix desafia lojista
Apesar da ampla disseminação do Pix no país, alguns fatores ainda dificultam a vida do lojista na hora de aceitar os pagamentos em seus estabelecimentos. A avaliação de especialistas e profissionais do setor é de que, quase um ano e meio após o lançamento do pagamento instantâneo, ainda faltam soluções que tornem mais eficiente sua integração com os sistemas utilizados pelos lojistas. Para eles, esse é um nicho de mercado a ser explorado.
“Se você fizer um pagamento via Pix para um lojista, como é que ele vai comprovar que o pagamento foi feito? Em muitos casos, vai ter que pegar um celular e acessar o banco. Se quem estiver operando o caixa não tiver acesso à conta, ainda pode ter que entrar em contato com alguém para confirmar”, exemplifica Edson Santos, sócio fundador da consultoria Colink e especialista no mercado de meios eletrônicos de pagamento.
Santos acredita que muito já foi feito para melhorar a experiência de pagamento do consumidor, mas que a jornada do vendedor ficou em segundo plano. Estudo divulgado neste ano pela Colink junto à ACI Worldwide avalia que o comerciante ainda sofre com sistemas que não se comunicam, o que exige dele um trabalho adicional para administrar seus recebimentos no fim do dia.
Mais Notícias
Pix e cartão virtual atendem público cada vez mais consciente
Pagamentos digitais devem aumentar mais de 80% até 2025, segundo a consultoria...